segunda-feira, 30 de outubro de 2017

#AulaDaBia

Para tentar facilitar o acesso às aulinhas da miúda, criei a #AulaDaBia no Instagram. Não sei se já consegui marcar todas as publicações com ela, mas já tem bastante coisa por lá.

Resolvi escrever este post para falar um pouco do processo de pré-alfabetização dela pois tem sido recorrente a pergunta de quando comecei com ela.

Para iniciar a conversa, vamos, primeiro, contextualizar as coisas...

Beatriz tem 2 anos e 11 meses recém completos. Sempre foi bastante estimulada, sobretudo por ter dois irmãos que a incentivam. Isso, posso afirmar sem medo, é uma de suas maiores fontes de progresso. A diferença de quem é o primeiro para os irmãos seguintes, no quesito desenvolvimento, obviamente, é perceptível e inquestionável, mas também não tira o mérito da própria Beatriz, que destaca-se em algumas habilidades mais que os irmãos, e isso independe de ser a primeira ou a última, é algo de sua própria natureza e eu, como mãe, percebi (e percebo) e sigo avançando à medida que seu progresso me permite.



Lógico que, como mãe pela terceira vez, isso facilita, já que muitos medos e inexperiências ficaram para trás, sobretudo porque, hoje, tenho um conhecimento que, na época de Sophia, eu não tinha porque eu sequer conhecia o que era a Educação Domiciliar.

Como já falei antes, começamos a praticar o Homeschooling apenas em meados de 2015, quando eu estava de licença maternidade de Beatriz, ou seja, Sophia com 5 anos e Gabriel com quase quatro. Antes de decidirmos pela Educação domiciliar, eu sempre fui uma mãe muito ativa, que sentava para brincar, que sempre gostou de brinquedos educativos e, isso, de certa forma ajudou, porque eles logo aprenderam a contar até 10 (ainda que não soubessem quantidades, e nisso eu estou fazendo diferente com Beatriz), as formas, as cores... Enfim, sempre os estimulei muito, mas hoje eu percebo onde poderia ter feito diferente, e aí é que está o grande diferencial no desenvolvimento de Beatriz.

Desde muito pequena eu já comecei a ler para ela, ainda que ela não prestasse atenção ou entendesse,  assistiu  e assiste pouquíssima TV, suas brincadeiras são muito mais dirigidas, ou seja, embora o ambiente com irmãos a favoreça, é preciso reconhecer os méritos meus e dela também.
  
Mas foi apenas aos dois anos que eu comecei de uma forma mais dirigida e sistemática as atividades com ela. Antes disso, era apenas sentar e brincar. Mas quando percebi seu interesse em querer "fagê alinha", eu de pronto estava lá, com mil atividades para ela fazer. Começamos com atividades com adesivos, tintas, pinturas, atividades de ligar, de lógica, percepção visual, orientação espacial... E fui, aos poucos, organizando seus "arquivos" para que, no tempo certo, ela pudesse saber exatamente em qual "gavetinha" procurar. 

Foi justamente dessa organização que nasceu a idéia de seguir trabalhando com ela separando as atividades por assuntos ou habilidades. E, então, passei a encadernar os materiais dela seguindo esta minha lógica. Comecei encadernando todo o material do curso do Professor Carlos Nadalim:









E segui elaborando outros materiais como, por exemplo, o caderno de Coordenação Motora, dos números de 1 a 10, das formas Geométricas e, ainda em fase de elaboração, o das letras.

Caderno com Exercícios de Traçado



































Para elaborar os cadernos, utilizei cópias de livros que tenho em casa, como por exemplo os livros do Kumon, e atividades que baixei da internet nos diversos sites que já encontrei. Fui separando por assunto, imprimindo ou copiando e, por fim, juntando tudo para poder encadernar.

Vou deixar aqui, de maneira mais condensada, alguns dos sites de onde retirei as atividades:

1) www.123homeschool4me.com
2) www.totschooling.com
3) www.mpmideas.com
4) www3dinossaurs.com
5) www.myhomeschoolmath.com
6) www.guriparents.com
7) www.education.com
8) www.themeasuredmom.com
9) www.giftofcuriosity.com
10) www.salamanders.com
11) www.lifeovercs.com
12) www.modernpreschool.com

Em paralelo, sigo trabalhando com ela o "caderninho de Educação Clássica", onde ela está aprendendo sobre a criação do mundo com atividades que mesclam todos estes outros caderninhos dela.


















Enfim, sigo trabalhando com ela quase diariamente, mas sempre respeitando seu limite. Para ela, estes momentos de "alinha" são de extrema alegria e diversão e ainda é muito cedo para impor a ela uma rotina de estudos mais rígida. Nesta idade, o mais importante ainda é BRINCAR!!!

Espero ter ajudado.

Fiquem com Deus.

Waleska Montenegro.




7 comentários:

  1. Amei a forma como organizou. Sara tem 3 anos e 7 meses. Utilizo alguns materiais mas achei ótima a ideia de encadernar. Ano que vem utilizarem algum método para organizar de maneira sistemática. E os cadernos por temas facilitaria muito. Obrigada por dividir sua experiência. Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Waleska!
    por aqui tenho o Tomás com 2 anos e 6 meses e estou tentando começar a educação domiciliar agora...
    Gostei muito desse "Caderninho de educação clássica", foi vc que montou ou eu encontro em algum lugar?

    Muito obrigada por dividir sua experiência!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas! Esse ano nos decidimos oficialmente pela educação domiciliar com as crianças, porém sinto que ainda estou um pouco perdida em como proceder, qual ordem seguir e o que fazer. Esse post me deu uma luz! Gostei muito da ideia de encadernar e vou testar por aqui!
    Estou me interessando pela Educação Clássica, mas fiquei com uma dúvida: ela está necessariamente ligada ao cristianismo, ou pode-se seguir a educação clássica sem um enfoque cristão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Educação Clássica propriamente dita é aquela apresentada no Trivium e no Quadrivium. Vai depender do clássico que você escolher para estudar.

      Excluir
  4. Que bacana! Tenho aprendido muito com você! Obrigada

    ResponderExcluir
  5. Amei o caderno de Educação clássica, meu pequeno tem(Nícolas) 2 anos e 10 meses, vou iniciar com ele no próximo mês, e o sávio(4anos)já estamos trabalhando com ele.

    ResponderExcluir